O Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o ENAOP, teve início nesta quarta-feira (12) e reuniu, no município de Luis Correia, no litoral piauiense, 225 pessoas, entre representantes de entidades, especialistas, membros de Tribunais de Contas e demais atores de fiscalização de contas públicas de todo o Brasil.
Com o tema “Planejamento de Infraestrutura”, o evento é uma realização do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) que visa a debater a importância do planejamento para o aperfeiçoando da infraestrutura e das atividades de auditoria das obras públicas no Brasil.
A solenidade de abertura teve início com execução dos hinos do Brasil, do Piauí e do município de Luis Correia, realizado pela Banda Municipal 26 de Julho.
Em sua fala, o presidente do TCE-PI, conselheiro Kennedy Barros, enfatizou a relevância do ENAOP e a parceria com o Ibraop.
O presidente da Atricon, Conselheiro Edilson de Sousa Silva (TCE-RO), chamou a atenção para a responsabilidade de fiscalização dos Tribunais de Contas quanto a execução de obras públicas e o desafio de retomar as que estão paralisadas em decorrência da falta de planejamento, inclusive orçamentário e financeiro. “Devemos ser rígidos quando necessário. Mas o papel fundamental dos Tribunais de Contas é orientar os gestores públicos a fim de que eles entreguem aquilo que se propuseram a entregar, atendendo a contento às necessidades da sociedade, garantindo a agilidade da administração pública e evitando o desperdício de dinheiro público”, disse Edilson.
O evento contou ainda com o lançamento dos livros “Obras Públicas: esclarecendo suas dúvidas” e “Tribunais de Contas e os processos de desestatização”, e com exposição e comercialização de artesanato das rendeiras do Morro da Mariana e do Porto das Barcas de Parnaíba, trazendo aos participantes as rendas e costuras, além de joias de opala de Pedro II, arte santeira e peças de cerâmica com motivos da Serra da Capivara.
Comente aqui