Enfermeiros pressionam e Prefeitura se apressa para formalizar pagamento do piso

Enfermeiros, auxiliares e técnicos em enfermagem da Prefeitura de Teresina fizeram uma mobilização, nesta segunda-feira, 23, em prol do pagamento do piso nacional. O protesto aconteceu na frente do HUT (Hospital de Urgência de Teresina), zona sul da capital, e surtiu efeito imediato.

Profissionais da enfermagem protestaram, em fevereiro deste ano, em favor do piso salarial da categoria (Foto: divulgação/SENATEPI)

Projeto de lei

O prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), formalizou, na manhã de hoje, o que faltava para que o dinheiro possa cair na conta dos servidores, o projeto de lei. A matéria passa a tramitar ainda esta semana na Câmara de Teresina.

O executivo teresinense recebeu mais de R$ 5 milhões do governo federal para garantir a implementação do novo piso da enfermagem. Segundo o SENATEPI, Teresina é a única capital do país que não deu início ao pagamento, que deve ser feito retroativo ao mês de maio.

Comente aqui

Oposição volta a se reunir, mas continua sem definição sobre pré-candidatura

A oposição em peso marcou presença na solenidade de recondução de Luciano Nunes à presidência estadual do PSDB. O evento aconteceu nesta segunda-feira, 23, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), e contou até com a presença do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas. 

Foram tantas as presenças ilustres que a expectativa era a de que o grupo fosse aproveitar a oportunidade para oficializar o nome de Silvio Mendes (União Brasil), outro que compareceu, como pré-candidato a prefeito de Teresina, não foi desta vez. 

Evento, na Alepi, de recondução de Luciano Nunes (falando ao microfone) à presidência do PSDB-PI (foto: Jailson Soares | PD)

Deixa para a próxima

Os oposicionistas preferiram marcar um evento à parte; a desculpa? Não ofuscar o momento de Luciano Nunes. A definição deve acontecer até novembro, é o desejo, por exemplo, de Nogueira. Silvio continua dizendo que não tem pressa. 

Bárbara

Os dois trataram, em entrevista à imprensa, da disputa pela Prefeitura de Teresina, mas não teve jeito, as perguntas que mais responderam diziam respeito à deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas), neokarnakiana; só não teve ataque. O comedimento era geral.

Ciro Nogueira, presidente nacional do Progressistas (foto: Jailson Soares | PD)

Eu posso me sentir frustrado, decepcionado, mas arrependido não. Tudo que eu fiz por ela foi por conta do Firmino [ex-prefeito de Teresina e pai de Bárbara]”, afirmou Ciro.

A novidade do evento foi mesmo a filiação, finalmente, do ex-senador João Vicente Claudino ao PSDB. Ele diz que vai estar à disposição do bloco para ajudar (ou quem sabe compor) na construção do projeto majoritário.

Comente aqui

Bárbara rompe silêncio, tenta amenizar ataques, mas acaba sendo atacada

Após se mudar para o grupo liderado pelo governador Rafael Fonteles (PT), a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) decidiu romper o silêncio, mas se enganou quem achou que viria uma sessão de justificativas. 

Ela usou seu perfil pessoal no Instagram para divulgar um vídeo curto, onde não toca, em nenhum momento, no nome de Fábio Novo (PT), pré-candidato a prefeito e a quem prometeu apoiar. O foco foram os ataques que vem recebendo devido à escolha, considerada uma traição pelos ex-aliados. 

Bárbara do Firmino ao lado de Fábio Novo durante evento de adesão à pré-candidatura do petista (foto: Reprodução | Instagram)

As críticas têm a ver com machismo? 

A deputada não usou o termo, mas tentou justificar a "pulada de muro" falando da necessidade de uma maior participação de mulheres na política. Aliás, se o objetivo do vídeo, divulgado nesta segunda-feira (23), era amenizar os ataques, não resolveu muito. 

Bárbara não limitou os comentários da postagem e choveu internautas demonstrando insatisfação com a decisão tomada pela agora ex-oposicionista. Confira a postagem abaixo:



Comente aqui

Pablo Santos como pré-candidato a prefeito de Picos; agora é oficial

A cúpula-mor do MDB esteve reunida em Picos, Sul do Piauí, para dizer que está com Pablo Santos. 

O deputado, licenciado para administrar a Secretaria de Turismo do Piauí, agora é oficialmente pré-candidato a prefeito da cidade. O anúncio aconteceu durante convenção, na Câmara de Vereadores de Picos, no sábado (21). 

Convenção do MDB que homologou a pré-candidato de Pablo Santos a prefeito da cidade (foto: Reprodução | Instagram)

Estiveram presentes por lá o presidente estadual do partido, senador Marcelo Castro; o governador em exercício do Piauí, Themístocles Filho, além dos deputados estaduais Severo Eulálio, João Mádison, Georgiano Neto e Simone Pereira (que assumiu a vaga de Santos na Alepi). O deputado estadual Thales Coelho, que é do Progressistas, também compareceu. 

Páreo duro

A briga de Pablo Santos será contra Gil Paraibano (Progressistas), que já provou que a máquina do Estado não é tudo. Detentor de grande apelo popular no território picoense, em 2020 Gil desbancou o empresário Araujinho (PT), sogro do governador Rafael Fonteles (PT), para voltar a ser prefeito de Picos. 

Como foi a votação: 

Gil Marques de Medeiros (PP) - 21.531 votos - 51,96% 

Francisco da Costa Araujo Filho (PT) - 16.725 votos - 40,37% 

Comente aqui

Deputado Henrique Pires desiste de ideia que não passou de propaganda

O deputado estadual Henrique Pires não se empenhava, não existia pré-campanha, mas dizia estar à disposição do MDB para postular o comando da Prefeitura de Teresina em 2024. A ideia não passou do campo da propaganda, que durou só até esta sexta-feira, 20, quando o emedebista convocou a imprensa para anunciar que seu nome não está mais para jogo. 

O deputado estadual Henrique Pires desistiu de dizer que é pré-candidato a prefeito de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

A desculpa

Pires justificou a desistência dizendo que não sentiu empolgação de aliados em torno de seu projeto. 

“[...] A gente sentiu menos empolgação dos colegas deputados estaduais, em respeito às nossas decisões na executiva. Então ficou decidido que o deputado Henrique Pires está retirando a sua pré-candidatura a prefeito de Teresina”, afirmou.

Na verdade a proposta majoritária foi mais birra do que outra coisa. Henrique é mais um dos representantes da principal cúpula do MDB-PI que não aceita, de forma alguma, a pré-candidatura, ainda não oficializada, de Paulo Márcio (MDB) ao Palácio da Cidade. 

Agora é Fábio Novo?

Não. Apesar do apoio à pré-candidatura do deputado estadual petista Fábio Novo ser o caminho natural (é o que vem fazendo a maioria dos emedebistas), Henrique Pires preferiu dizer que vai esperar o líder maior do MDB-PI, o senador Marcelo Castro, definir qual será o melhor caminho.

Comente aqui

TRE-PI cassa mandato de vereadores de Flores; mais um caso de "laranjas"

Depois de vereadores de Gilbués, foi a vez de parlamentares da cidade de Flores, também no Piauí, perderem o mandato por conta de fraude na cota de gênero. Os últimos a rodarem pertencem ao PSD, que, segundo a acusação, lançou algumas "laranjas" nas eleições proporcionais de 2020.

A decisão, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), foi divulgada no último dia 17. Sobrou para os titulares: Joaquim Ferreira da Costa (o Djaime de Marçalina), Leandro Ribeiro de Sousa Sá e Talison Alves Carvalho e também para os suplentes: Augusto Hipólito Ferreira, Carlene Borges dos Santos, Francisco de Assis Barros Júnior, Joselmar Pereira dos Santos, Maria Aparecida Soares do Rosário e Maria Naiara Piauilino de Sousa.

Sede do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (foto: Divulgação)

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a esperteza aconteceu da seguinte forma: 

O PSD foi punido pelo lançamento das candidaturas fictícias de Carlene Borges dos Santos, Maria Aparecida Soares do Rosário e Maria Naiara Piauilino de Sousa. A então candidata Carlene Borges teve votação ínfima (13 votos) e nem sequer votou em si mesma. Além disso, pediu votos para o seu marido e candidato ao cargo de vereador, Djaime de Marçalina, apresentou prestações de contas padronizadas e nítida intenção de atender apenas à formalidade, sem efetivo cumprimento da legislação”.

“Para o MP Eleitoral, não resta dúvida de que Djaime de Marçalina, eleito com 237 votos, foi beneficiário da fraude ao sistema de cotas de gênero, pois lançou a esposa como candidata apenas para cumprimento da exigência legal. As apurações também demonstraram que Aparecida Soares – que recebeu quatro votos - e Naiara Piauilino (sete votos) foram igualmente candidatas fictícias, pois obtiveram votação inexpressiva, não praticaram atos de campanha e não tiveram arrecadação, nem gastos de campanha”.

Comente aqui

Prefeitura de Teresina atrasa benefício e famílias desabrigadas correm risco de despejo

Segundo o Ministério Público do Piauí (MPPI), famílias desabrigadas pela enxurrada que atingiu o Parque Rodoviário em 2019, matando duas pessoas, estão correndo o risco de despejo porque a Prefeitura de Teresina não repassa há dois meses o valor correspondente ao "Aluguel Solidário". O benefício abarca aqueles que ainda não foram contemplados com um novo lar.

Palácio da Cidade, sede do executivo teresinense (foto: Wanderson Camêlo | PD)

Esta semana o órgão ministerial expediu recomendação para que a Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI) regularize a situação, resta agora o cumprimento. A pasta informou, por meio de nota, que até segunda-feira (23), o dinheiro vai cair nas contas.

O Aluguel Solidário abrange 32 famílias no bairro Parque Rodoviário, zona Sul de Teresina. 

Sede da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (foto: Divulgação)

Confira a nota da SEMCASPI:

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) informa que o pagamento para as famílias atendidas pelo programa Aluguel Solidário do residencial Parque Rodoviário já foi repassado para o banco.

Neste momento, encontra-se em trâmite de compensação e a expectativa é de que esteja na conta na próxima segunda-feira (23).

Atualmente, o programa atende um total de 779 famílias vítimas de enxurradas, alagamentos ou qualquer outra situação de insegurança habitacional.

Comente aqui

Karnak e a estratégia de blindagem a Bárbara, quieta após mudança de lado

A blindagem começou... Se Bárbara do Firmino (Progressistas) não fala, tem quem fale por ela. Um dos porta-vozes, não poderia ser diferente, é o deputado estadual Fábio Novo (PT), pré-candidato a prefeito a capital.

A deputada estadual Bárbara do Firmino durante evento em que anunciou adesão à pré-candidatura de Fábio Novo a prefeito de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

Novo aproveitou a entrevista concedida nesta quinta-feira, 20, à Band Piauí para dizer que a deputada resolveu deixar a oposição após ficar sabendo da formação da chapa que representará o grupo na próxima disputa pelo comando do executivo municipal. Segundo o petista, os principais adversários do Palácio de Karnak vão de Jeová Alencar (Republicanos; superintendente da SAAD Sul) como cabeça de chapa e Silvio Mendes (União Brasil) de vice.

"O senador Ciro Nogueira comunicou que o candidato seria o deputado Jeová Alencar e o vice Dr. Silvio. E a Bárbara não cabia absolutamente nada", disse o petista. Ele garantiu ainda que foi a própria Bárbara quem repassou a informação. 

O deputado estadual Fábio Novo, pré-candidato do PT a prefeito de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

A estratégia de blindagem é mais robusta

A estratégia do Palácio de Karnak, a partir de agora, será essa. Todos do bloco terão de ajudar a blindar a ex-cirista da enxurrada de críticas que vem recebendo por conta da mudança de lado, e não só nas manifestações via imprensa; a determinação é montar uma corrente nas redes sociais.

Enquanto isso, Bárbara do Firmino vem se mantendo discreta. Visivelmente evitando acirrar mais ainda os ânimos com relação ao próprio eleitorado, afastou-se mais até das plataformas virtuais, onde divulgava as andanças de pré-campanha a prefeita de Teresina. Não teve nem postagem da adesão à pré-candidatura de Fábio Novo.

Comente aqui

De reuniões com adversários a traje vermelho em reunião interna: a cronologia da despedida de Bárbara da oposição

O único sentimento enquanto amigo, parceiro, companheiro de partido da deputada Bárbara, é o sentimento que eu tenho agora, o sentimento de decepção”, afirmou o deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas) após saber que a deputada estadual Bárbara do Firmino (Progressistas) agora é aliada do Palácio de Karnak.

O deputado federal Júlio Arcoverde (foto: Jailson Soares | PD)

Era presumível

Os agora ex-aliados de Bárbara de podem até manifestar insatisfação com o novo destino político escolhido pela deputada, mas não dizer que não foram avisados. Havia sinais e aos montes. 

A deputada estadual Bárbara do Firmino durante evento em que anunciou adesão à pré-candidatura de Fábio Novo a prefeito de Teresina (foto: Jailson Soares | PD)

A cronologia

Em abril, quando ainda nem propagava, de forma intensa, interesse em disputar a Prefeitura de Teresina, Bárbara do Firmino chegou a falar, em entrevista à imprensa, na possibilidade da oposição se juntar ao PT para tomar o controle do Palácio da Cidade. Teve quem classificasse o posicionamento de mero rompante de ingenuidade. 

Ingênua? Que nada…

Aos poucos a deputada foi provando aos colegas de grupo que de ingênua não tinha nada. As mostras de astúcia foram ficando mais evidentes ao ponto em que se sentia escanteada em detrimento de Silvio Mendes (União Brasil), tido como o preferido da oposição para brigar pela sucessão do prefeito Doutor Pessoa (Republicanos). 

Gastar tempo e dinheiro com pré-campanha de cabeça de chapa para depois ocupar a vice não fazia sentido. Bárbara começou a adotar estratégias bem arrojadas na busca por deixar evidente sua insatisfação com o tratamento que vinha recebendo internamente, que o diga a reunião, em junho, com o médico Paulo Márcio (MDB), convencido pelo vice-governador Themístocles Filho (MDB) a pleitear a Prefeitura de Teresina (ainda não deu certo).

Paulo Márcio e Bárbara do Firmino se reuniram em junho para "falar de Teresina" (foto: Reprodução | Instagram)

Foi apenas a primeira reunião com um potencial inimigo. Depois Bárbara do Firmino bateu papo com o hoje aliado Fábio Novo, pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT. Aconteceu em agosto e o petista não fez questão de esconder. Aliás, ele disse, em entrevista à imprensa, que aproveitou a conversa para convidar a parlamentar para ser a vice na chapa petista.

Dama de vermelho

Ah… Também teve o recado simbólico. Bárbara do Firmino apareceu trajada de vermelho em reunião interna do próprio grupo; o evento foi realizado no mesmo mês do bate-papo com Novo.


Comente aqui

Rafael Fonteles propõe R$ 19 bilhões de orçamento para 2024

O governador Rafael Fonteles (PT) deu uma passada rápida na Assembleia Legislativa do Piauí nesta quarta-feira, 18. Acompanhado de vários integrantes do secretariado estadual, lá o petista apresentou aos deputados o projeto de Lei Orçamentária (LOA) para o próximo exercício financeiro.

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, durante apresentação da LOA 2024 aos deputados estaduais (foto: Jailson Soares | PD)

Segundo Fonteles, o executivo vai reservar R$ 19 bilhões para gastos específicos em 2024. 

São R$ 3 bilhões a mais do que o previsto na LOA 2023. O incremento se deve a operações de crédito que serão executadas a partir do início do próximo ano.

Comente aqui

Deputado piauiense quer que ex-secretário de Bolsonaro seja declarado persona non grata

O deputado estadual Henrique Pires propôs a alcunha de persona non grata (alguém não bem-vindo) a Jonathas Assunção, secretário executivo da Casa Civil na gestão de Jair Bolsonaro (PL). Resta apenas a votação em plenário para que a formalização aconteça.

A proposta passou pelo crivo da Comissão de Constituição e Justiça da Alepi nesta terça-feira, 17. Manifestaram-se a favor os seguintes deputados: Hélio Isaías (PT), B. Sá (Progressistas), Francisco Limma (PT), Fábio Novo (PT) e Ziza Carvalho (MDB). 

Jonathas Assunção, secretário executivo da Casa Civil na gestão de Jair Bolsonaro (foto: Divulgação | Presidência da República)

Segundo o relatório da matéria, Jonathas Assunção foi o responsável pelo bloqueio de recursos de emenda parlamentar que seria destinada à compra de equipamento a ser utilizado pelo Hospital Universitário do Piauí para tratamentos contra o câncer. 

Comente aqui

Bárbara diz "sim" a Fábio Novo e se antecipa ao "não" que receberia da oposição

Ciente de que não teria o protagonismo desejado na chapa majoritária da oposição, Bárbara do Firmino (Progressistas) despachou o grupo antes de ser descartada oficialmente. A deputada se vingou da pior maneira, aderindo ao principal projeto petista para 2024 em Teresina, que é tornar o deputado estadual Fábio Novo o próximo prefeito da capital.

A formalização do acordo aconteceu nesta quarta-feira, 18, em solenidade pomposa na Assembleia Legislativa (Alepi). Até o senador Marcelo Castro, que jura que quer o MDB na disputa pelo executivo municipal, compareceu ao evento.

Bárbara do Firmino anunciou nesta quarta-feira, 18, rompimento com a oposição para se juntar ao projeto do deputado estadual Fábio Novo, pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT (foto: Jailson Soares | PD)

Enfeitaram

O pré-anúncio foi cercado de suspense. As assessorias de imprensa dos deputados estaduais Franzé Silva (PT) e Fábio Novo (PT) convocaram a mídia local para o encontro, falaram em anúncio, mas sem dar maiores detalhes.

Nenhum dos dois (nem representantes de suas respectivas equipes) vazou informações. Outros deputados da base presentes na oportunidade mantiveram a pose, os da oposição também diziam não saber o que estava prestes a acontecer.

Bárbara do Firmino recebendo um beijo de Fábio Novo durante o evento em que confirmou apoio à pré-candidatura do petista (foto: Jailson Soares | PD)

Bárbara do Firmino chegou de branco (talvez para simbolizar que, apesar de tudo, é da paz) e já com o cenário todo montado, plateia, câmeras e microfones postados para o discurso. 

A justificativa

Na manifestação falou de acolhimento, o que pareceu ser uma indireta ao ex-grupo, e tentou justificar a sua mudança, brusca, de rumo usando como exemplo a aliança do petista Lula com o ex-tucano Geraldo Alckmin.

A deputada estadual Bárbara do Firmino em entrevista à imprensa na Alepi (foto: Jailson Soares | PD)

Aqui significa muito para mim, significa acolhimento. E a gente está aqui juntos para realmente construir a nossa capital, assim como o presidente Lula fez com Geraldo Alckmin… Nós estamos repetindo aqui na nossa capital, aqui na nossa Teresina justamente esse gesto para a reconstrução da capital”, afirmou a deputada estadual.

Confira o vídeo abaixo:


Comente aqui

Ideia de compra de ônibus usados esbarra no TCE-PI; Prefeitura terá que se explicar

A Prefeitura de Teresina prometeu 100 ônibus novos para o sistema de transporte coletivo da capital, reformulou o projeto, abriu licitação visando à compra de 80 veículos usados e agora foi obrigada a voltar atrás. 

Prefeitura de Teresina quer comprar 80 ônibus seminovos para robustecer o sistema (foto: Divulgação)

Determinação

O executivo terá de cumprir determinação do conselheiro Kleber Eulálio, do Tribunal de Contas do Piauí (TCE-PI). Ele quer saber qual o real objetivo da prefeitura ao propor a aquisição de 80 ônibus seminovos, ao custo de R$ 50 milhões. 

Kleber Eulálio durante sessão do Tribunal de Contas do Piauí (foto: Jailson Soares | PD)

A licitação foi aberta este mês pela Strans (Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito). A determinação de Kleber não impede a continuidade do procedimento, mas proíbe a pasta de efetuar a aquisição.

O Setut (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina) é o responsável pela provocação do TCE. A entidade alega que são os consórcios que têm a obrigação de robustecer a frota. 


Comente aqui

Sessão do parlamento teresinense tem bate-boca e descontrole de Lira

Alguns dos que acompanharam atentamente a sessão plenária desta terça-feira, 17, da Câmara de Teresina ficaram preocupados com o líder do Governo na Casa, Antonio José Lira (Republicanos). O vereador se exaltou tanto que chegou a perder o fôlego. 

Lira esbravejou contra opositores e aliados na tentativa, em vão, de defender o indefensável projeto de lei que daria a vendedores informais o direito de comercializar produtos em calçadas da cidade. 

Antonio José Lira, líder do Governo na Câmara de Teresina, durante entrevista à imprensa nesta terça-feira, 17 (foto: Jailson Soares | PD)

O ápice

O pico da ira do parlamentar aconteceu durante a manifestação do vereador Gustavo de Carvalho (PSDB), que defende a causa dos vendedores informais alocados no Shopping da Cidade; o espaço fica no Centro da capital e surgiu justamente com o intuito de tirar ambulantes do meio da rua. Bastou o tucano dizer que votaria contra o projeto para Antonio José Lira perder de vez as estribeiras. 

A manifestação de Gustavo foi decisiva. O “testa de ferro” do prefeito no parlamento local precisava de 15 votos para levar a discussão da “lei das calçadas” ao plenário; ficou faltando apenas um voto, o do tucano, para que o plano desse certo.

O vereador Gustavo de Carvalho (foto: Jailson Soares | PD)

Entrou no pessoal

O líder não esperou nem Gustavo de Carvalho terminar a justificativa para soltar a língua e aproveitou para fazer um ataque pessoal, acusou o tucano de articular a mudança no comando da Secretaria Municipal de Economia Solidária, que era da cota da vereadora Pollyana Rocha (PV). “Vossa excelência deveria era dizer aqui que um dos culpados por derrubar a vereadora Pollyana, inclusive tomou os cargos dela, foi vossa excelência", afirmou Lira. 

A sessão também contou com a presença de vendedores ambulantes favoráveis à lei das calçadas (foto: Jailson Soares | PD)

Carvalho retrucou, dando início a um bate-boca, que foi interrompido quando o tucano se levantou e saiu do plenário, sendo acompanhado por vários colegas de parlamento, inclusive o presidente da Câmara de Teresina, Enzo Samuel (PDT). Foi o último ato da sessão.

Teve mais

Os concederam entrevista à imprensa depois da cena. Lira continuou com os ataques: "[Gustavo de Carvalho] é um vendido". 

Gustavo de Carvalho preferiu um tom mais brando: "Eu tenho uma causa, eu tenho que defender ela, e a minha história ela está [no Shopping da Cidade] ali presente desde 2009, quando o Shopping da Cidade foi criado. O que eu defendo e sempre vou defender [...]. A gente é totalmente favorável que eles vão para um local decente, com segurança, com limpeza, que eles possam atender os seus clientes dignamente".


Comente aqui

Não deu! Câmara de Teresina rejeita "lei das calçadas" de Doutor Pessoa

A Câmara de Teresina jogou água no chopp do prefeito de Teresina, Doutor Pessoa (Republicanos), mais uma vez. O chefe do executivo municipal tinha o interesse de formalizar a atuação de vendedores informais nas calçadas da cidade, projeto de lei apelidado de “lei das calçadas”.

Vereadores de Teresina rejeitaram do projeto do executivo que formalizava uso de calçadas por ambulantes (foto: Jailson Soares | PD)

Não foi aceito

A pauta chegou no parlamento na semana passada, e não passou da Comissão de Legislação e Justiça. Os integrantes do grupo encontraram vários pontos conflitantes no texto.  “O projeto vai de encontro a diversos artigos da Lei da Acessibilidade, que é o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que trata especificamente do direito de ir e vir”, justificou o presidente da Comissão, Venâncio Cardoso (PSDB).

O contra-ataque em vão

O líder do Governo na Câmara, Antonio José Lira (Republicanos), até se esforçou. Ele apresentou um pedido de votação do projeto em regime especial de urgência, só que faltou o básico: apoio. Eram necessários 15 votos, a contagem parou nos 14. A solicitação foi apresentada na sessão desta terça-feira (17).

O líder do Governo na Câmara, Antonio José Lira (foto: Jailson Soares | PD)

O objetivo do executivo teresinense era garantir a permanência de ambulantes em calçadas, ruas, ônibus e até mesmo no metrô da cidade. Ou seja, a ideia era contribuir com a maior desorganização dos espaços públicos da capital.

Comente aqui