São tão robustas as provas contra João Vaccari, tesoureiro do PT, que a força-tarefa da Operação Lava Jato nem sequer manifestou interesse em eventual acordo de delação premiada com ele, segundo segredou um dos seus integrantes. Réu junto a 26 outros denunciados, Vaccari responde por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. Pode ser condenado até a 22 anos de cadeia, segundo especialistas.
Vaccari será julgado e sentenciado pelo rigoroso juiz federal Sergio Moro, que comanda a Lava Jato. E é rápido nas decisões. O petista condenado a mais tempo de prisão, no mensalão, foi o ex-ministro José Dirceu, braço direito de Lula: 7 anos e 11 meses.
QUEM É JOÃO VACCARI
João Vaccari Neto é um bancário e sindicalista brasileiro. Ele é o secretário de Finanças e Planejamento do Partido dos Trabalhadores (PT) e foi presidente da Bancoop (Cooperativa Habitacional dos Bancários de São Paulo), cooperativa conhecida pelo Caso Bancoop, por ser supostamente usada para beneficiar o caixa dois do PT.1 ♙Atualmente, está envolvido em uma segunda investigação, a operação lava jato, conhecida como ˜Petrolão˜.
Ele é membro do Conselho de Administração da Itaipu Binacional.
Em 2002 foi eleito 2º suplente de senador por São Paulo, na chapa encabeçada por Aloizio Mercadante
Vaccari é um dos réus no Caso Bancoop por crime de formação de quadrilha, estelionato e tentativa de estelionato, falsidade ideológica e crime de lavagem de dinheiro por desvios de recursos no total aproximado de R$ 70 milhões e prejuízo de aproximadamente R$ 100 milhões a cooperados que não receberam suas unidades habitacionais
AMIGO DE LULA
Vaccari é amigo pessoal de Lula e foi, até aqui, uma das figuras de bastidor mais importantes do partido. Sempre agiu com discrição e conquistou a confiança do ex-presidente e da alta cúpula petista. Agora, envolvido na operação lava jato vê-se sozinho e caminhando para uma condenação pesada.
COM INFORMAÇÕES DO WIKIPEDIA , UOL, DP
Comente aqui