Chegou esta semana na Câmara Municipal de Teresina uma nova reforma administrativa da Prefeitura de Teresina. Junto à criação da Secretaria de Produção Agropecuária está foi enviada para aprovação dos vereadores a desvinculação da Coordenadoria de Comunicação da Secretaria de Governo e sua nova vinculação à Secretaria de Finanças. Robert Rios, que já manda nos pagamentos da PMT, agora vai dar todas as cartas da comunicação.
Lucas Pereira, atual coordenador da Comunicação, foi escolha individual do Doutor Pessoa. Mas entre os próprios aliados do prefeito, o tempo já mostrou que foi um equívoco. Segundo fonte na PMT, "ele teve a chance, mas não conseguiu manter uma boa imagem da gestão de Pessoa junto aos veículos de comunicação. Aí o Robert percebeu a lacuna e preencheu o espaço".
FALTOU ENVERGADURA
Dentro do Palácio da Cidade, Lucas já estava sendo criticado por não conseguir manter uma "pauta positiva" constante da gestão de Doutor Pessoa junto à imprensa da capital. O atual coordenador de Comunicação teria feito planejamento de campanhas e compromissos -- tudo legal, ressalte-se -–, mas que não se realizaram. Isso fez donos e diretores de TV, jornal e portais buscarem intermediários do prefeito para enviar a mensagem de que Lucas não tinha a "envergadura" para a função.
O fato decisivo para que Robert Rios assumisse o controle da Comunicação foi a humilhante -- e surpreendente -- fala do jornalista Arnaldo Ribeiro, da TV Antena 10, que se queixando de Doutor Pessoa e do próprio Lucas não atenderem seus telefonemas, usou de termos chulos e gestos obscenos para atacar os gestores. E olha que Arnaldo fez parte da campanha de Doutor Pessoa em 2020.
FRITURA
Foi algo inédito na história de relações institucionais entre Prefeitura e imprensa. E a maior parte de todo o desgaste não aconteceria se Lucas tivesse autonomia -- inclusive financeira -- para tocar a Comunicação. O que faz parecer que a fritura foi proposital.
Para tentar se impor, nos bastidores, Lucas exigiu a demissão de Arnaldo, mas conseguiu somente uma suspensão de uma semana e um pedido de desculpas. Segundo a fonte, Robert fez Doutor Pessoa entender que Lucas não tem "pulso firme".
PONDERAÇÃO
Justiça seja feita: alguns dos maiores desgastes da gestão de Pessoa junto à imprensa estavam absolutamente fora do alcance de Lucas. Curiosamente, a falta de pagamentos que ocasionou a greve dos ônibus, a retirada de gratificações que aumentou a crise na Saúde e até a nomeação da ex-dona de prostíbulo e ex-exploradora sexual de mulheres Beth Cuscuz para um cargo na SAAD-Leste foram decisões do prefeito.
SUPER ROBERT
Com essa mudança na estrutura administrativa, Robert fortalece sua posição de supersecretário. "Se antes ele era muito influente, agora termina por mandar mais que o próprio prefeito", reforça a fonte.
Segundo fonte do Palácio da Cidade, Lucas é reconhecido pelo trabalho que faz nos stories do Instagram, postando memes e vídeos do prefeito tomando café e, também, por ser uma companhia divertida para o Doutor Pessoa. Sendo assim, Robert deve mantê-lo no cargo.
Mas Lucas não tem o trato político que a Comunicação exige, então contratos com agências, escolha de veículos de comunicação parceiros e palavra final em campanhas ficam a cargo do secretário de Finanças, que já tem o controle do que é ou deixa de ser pago.
Sem contar que Robert Rios tem sua própria maneira de fazer comunicação. São diversos os exemplos de como ele pulou a gestão de Lucas Pereira para transmitir informações, utilizando a força de trabalho de alguém em quem ele confia mais: o administrador de grupo de Whatsapp Marciano Arrais, conhecido como Xico Prime.
Daqui pra frente, Lucas apenas carimba e assina processos determinados por Robert.
Comente aqui