Samantha Cavalca: a coragem de ser bolsonarista num estado dominado pelo PT

Dentro da série de matérias que apresentam nomes com grandes chances de renovar a Câmara Municipal de Teresina, a jornalista Samantha Cavalca é a personalidade que não tem vergonha de dizer com todas as letras: é bolsonarista e reza na cartilha do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL)

O maior cabo eleitoral de Samantha é o próprio Jair Bolsonaro, o maior palanque: as redes sociais (foto: Ascom PR)

Talquei, não é só isso: ela é amiga da família. E essa bolsonarista raiz tem tudo para ser uma nova cara na Câmara Municipal de Teresina e, claro, a voz da confusão lá dentro, onde a maioria dos atuais e futuros integrantes são alinhados com o governo estadual do PT. 

A viabilidade é comprovada pela última eleição. Hoje ela está filiada ao Partido Progressista e, na eleição de 2022, Samantha foi a quinta mais votada na capital para o cargo de deputada estadual, com mais de 12 mil votos em Teresina e somando 20.571 votos em todo o Piauí.

O bolsonarismo não elegeu nenhum representante para a ALEPI, mas Jair Bolsonaro obteve 406.897 votos no estado, dos quais 138.320 votos foram só em Teresina, ou seja, os conservadores só erraram quado “espalharam brasa” ao invés de centrar fogo numa candidatura. Desta vez, percebe-se que o bolsonarismo em Teresina está focando em Samantha. 

Samantha tem sido o nome do bolsonarismo mais bem posicionado nas pesquisas de intenção de voto e em várias pesquisas já aparece como o nome mais bem posicionado de seu partido, a exemplo da última pesquisa IPPI (PI-06554/2024), na qual ela ficou bem na frente dos atuais vereadores Aluísio Sampaio e Ismael Silva e do ex-senador e ex-prefeito Elmano Ferrer.

Com o presidente até depois da Presidência: Samantha continua mantendo o vínculo de amizade pessoal com Jair Bolsonaro (foto: acervo pessoal)

Sendo a mais ativa personalidade política nas redes sociais do Piauí e com proximidade com o próprio ex-presidente e sua família, não é difícil imaginar Samantha na Câmara Municipal. E a eleição dela já garante um palanque para Jair Bolsonaro em 2026 no Piauí, coisa que ele não teve em 2022. Se não cometerem o erro da eleição passada de espalhar os votos, bolsonaristas unidos facilmente garantem uma vaga – e uma voz – na CMT.

O Progressistas deve 3 ou 4 vereadores, e, dentre estes, para alegria dos bolsonaristas, deve estar o nome de Samantha Cavalca. 

Comente aqui