Dr. Pessoa acompanha o lançamento de foguetes do Programa Cidade Olímpica

Neste sábado (18), o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, o secretário municipal de Educação, professor Reinaldo Ximenes, e equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação (Semec) participaram do lançamento dos foguetes produzidos pelos estudantes do Programa Cidade Olímpica Educacional (COE). O evento, que faz parte da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), ocorreu no Estádio Lindolfo Monteiro e contou com a presença de 90 alunos do COE.

“Os foguetes são idealizados e desenvolvidos pelos integrantes do COE, que estudam em escolas da Rede Municipal de Ensino. Esses jovens estão focados no conhecimento básico e científico, o que faz Teresina ser referência na educação em todo Brasil. A Prefeitura continuará prestando todo apoio necessário para que esses alunos continuem aprimorando suas habilidades, talentos e conhecimento”, enfatiza Dr. Pessoa.

A MOBFOG é uma olímpiada prática na qual os estudantes produzem foguetes feitos de papel, canudo, garrafa pet ou tubo de PVC. O lançamento dos foguetes, que também é uma etapa da competição, foi realizado por discentes das turmas de física, robótica, ciências e astronomia. Os alunos disputaram a fase 3 da MOBFOG, que é destinada para os estudantes matriculados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

“É uma satisfação muito grande acompanhar o lançamento dos foguetes e ver o empenho dos discentes do COE, que se dedicaram bastante. O Cidade Olímpica é uma vitrine para a Semec. São estudantes de alto rendimento que são selecionados e preparados para as olimpíadas escolares. Estou muito orgulhoso pelos desempenho dos alunos e por todo trabalho desenvolvido no Programa”, destaca o professor Reinaldo Ximenes.

Para participar da olímpiada, os discentes tiveram que idealizar, desenvolver e lançar foguetes de garrafas-pet movidos a água e ar comprimido. Os melhores colocados das etapas 3, 4 e 5 da MOBFOG são convidados para participar da Jornada dos Foguetes, que acontecerá na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.

Durante mais de um mês, as bases de lançamentos e os foguetes foram pensados e construídos. Os docentes envolvidos na iniciativa são a professora de astronomia, Maria do Desterro, o professor de robótica, Edwar Montenegro, e a coordenadora de astronomia e robótica, professora Francisca Regina Ibiapina.

 

Fonte: Ascom PMT

Comente aqui